Sunday, October 01, 2006

Eleições III e IV

Eleições III
E e NTE
Em uma única fila sem privilégios ou discriminações encontravam-se todos os eleitores daquela sessão, incluindo os de idade avançada, mas como não estavam reclamando, que ficassem na fila mesmo. Porém, quando faltavam duas pessoas para a minha vez, chega uma idosa que só faltava estar carregando um tubo de oxigênio e um daqueles pedestais com um saco de soro pendurado. O fiscal que organizava a fila prontamente sensibilizou-se, passou ela na frente e disse em voz alta que era pros idosos formarem uma outra fila ao lado da já existente. Num primeiro momento um pouco de descontração, uma senhora disse que aquela seria a fila “I” de idosos, enquanto a outra seria a “M” de Moços, que eu remendei dizendo que não deveria ser “I”, mas “E” de experientes, enquanto a minha fila era “NTE”, de Nem tão Experientes. Tudo muito legal, muito engraçado, mas no momento seguinte acho que baixou um asilo na minha sessão, começou a chegar velhos e mais velhos, nunca vi maior concentração de velhos na minha vida (tirando ocasião do aniversário da minha tia avó por parte de mãe). Todos passando na frente, e mais ainda, levavam uns 3 minutos para votar, destarte acabando com qualquer clima de descontração. A indignação latente em todos da minha fila veio tona quando um cara lá na rabeira largou um “putz grila, assim eu nunca vou votar!” E as reclamações começaram como efeito dominó. Nesse momento eu era ainda o terceiro da fila, conseguia ver que o fiscal estava completamente perdido e não sabia o que fazer. Assim intercedi dizendo que aquela fila era preferencial, para quem tinha necessidade de passar na frente, para “velhos” e nesse momento me virei para o primeiro da fila “E” e perguntei: “Tu gosta que te chame de velho? Precisa passar na frente?”. A resposta foi mais direta do que eu esperava, ele simplesmente olhou pro fiscal e concordou que deveriam passar um de cada fila por vez.

Eleições IV
“Só Isso?”
Depois de tudo, acho que menos de dez segundos seriam mais que suficiente para concluir a minha participação no processo de legitimação da democracia brasileira, mas ainda gastei uns segundos digitando 99 pra presidente, pra ver se não aparecia o Pateta ou o Pato Donald. Desilusão, não apareceu, daí acabei corrigindo e votando num candidato desses mesmo...

1 comment:

Rita Queiroz said...

é... a festa da democracia tbm seus momentos infelizes.
Sabe que até to vendo minha vó dizendo que tinha um guri muito "legalzinho" na fila da seção dela.