Tuesday, October 02, 2007

Vou estar aplaudindo!

Sou fã do Governador de Brasília! Através de um decreto, o cara demitiu o gerundismo.
Claro que, como sempre, tem um bando de oportunistas querendo aparecer, criticando, dizendo que empobrece a língua, ou que não seria a função dele, e sim da ABL. Minha opinião é que esses, deveriam falar menos e ler mais. O decreto versa que o gerúndio foi demitido, como artifício para explicações e desculpas para a ineficácia nos aparelhos públicos, ou seja, para a incompetência.

"Fica demitido o gerúndio de todos os órgãos do Governo do Distrito Federal. Fica proibido a partir desta data o uso do gerúndio para desculpa de ineficiência"


Tomara que vire moda, e os serviços de atendimento por telefone parem de usar essa forma gramatical em excesso também.

Minhas palmas ao Sr. José Roberto Arruda.

2 comments:

Igor Terres said...

Bah, sacanagem eu chegar assim já criticando. Mas é construtivo, acredito.
Na verdade, discordo dos dois pontos de vista em ambos os assuntos. Sobre a forma da liguagem que utiliza o "gerundismo" como tempo verbal, porque fazer uma lei para proibir uma forma de expressão? Não faz sentido. Isso cairá em desuso por si só, com o tempo. A língua se encarrega disso sozinha, não há necessidade de haver leis para esse tipo de situação. Aqui vai uma dica de fonte (confiável) para assuntos referentes à língua portuguesa, 'www.sualingua.com.br', professor Cláudio Moreno.
Dando seqüência, tu realmente acreditas que a ineficácia e incompetência por parte da máquina pública se deve ao fato de cometerem a gafe, de utilizarem-se de um tempo verbal inexistente na língua portuguesa, em seus procedimentos? Assim sendo em poucas horas este problema seria sanado.

Ricardo Leitão said...

Oi Igor...
Na verdade concordo muito com o que tu disse, mas eu convivo com o funcionalismo público, em virtude do meu trabalho, e chega a dar nojo, o modo como a preguiça e a incompetência dificultam o andamento de tudo, e a explicação sempre vem desse modo: "Amanhã VOU ESTAR fazendo o que já era pra eu ter feito ontem".
Claro que eu não acredito que proibir a utilização de um modo gramatical iria resolver o problemas, mas aplaudo o Governador, pela demonstração de revolta.
Tu nunca ficou com raiva dessas coisas? Ao ligar para algum serviço de atendimento por telefone, e depois de meia hora pendurado falando com alguém, a pessoa te fala:
"Vou estar transferindo sua ligação..."
Vão tomar no meio do rabo! Se não consegue fazer o que eu estou pedindo, te aposenta!

Ahhh... o site do Moreno eu já conhecia, mas tava meio esquecido, valeu a dica.

Obrigado pela crítica, e seja sempre bem vindo.

Abraço