Tuesday, January 27, 2009

Ensaio Sobre as Mastigadas

Estava eu a almoçar, quando vieram me falar para mastigar 30 vezes a comida, por que eu comia muito rápido. Daí eu parei pra contar quantas vezes eu mastigava a alface, e descobri que é menos que 20.
Entretanto, eu tenho mais dentes que a maioria das pessoas, visto que tenho os 4 sisos. Assim, cada mastigada minha vale mais que uma mastigada qualquer, e conseqüentemente, não preciso mastigar 30 vezes cada garfada.
Outra coisa que me incomoda é o fato de que diversas vezes meu prato está cheio de salada. Mas salada tem uma textura e resistência que exige menos mastigadas. Mais ainda, só pelo fato de eu estar comendo salada já deveria ser recompensado com menos mastigadas obrigatórias.
Para concluir, vejo como uma fraude esse esquema de mastigadas, quando me deparo com situações como o bife de contrafilé que comi semana passada. Quando chega na parte da gordurinha, tem uma pelanca junto, e é necessário que mastiguemos pelo menos umas sessenta vezes, e quando nossa mandíbula não agüentar mais mastigas, iremos engolir um pedação grande ainda, e fazendo de conta que está bem mastigadinho.
Por isso, estou aqui lançando a nova regra:
Salada pode ser mastigada apenas 15 vezes. Se for alface, 10. Rúcula, radicci e agrião menos que isso. Chuchu cozido e batata quase desmanchando então, só uma esmagadinha no céu da boca, e deu. Se o rango estiver acompanhado com qualquer tipo de carne que contenha pelancas, o macarrão poderá ser engolido meio inteiro mesmo. E assim por diante.

Espero ter aliviado a consciência de muita gente, visto que não acredito que as pessoas realmente mastiguem 30 vezes cada garfada.

Beijos

3 comments:

Rita Queiroz said...

Aí é que tu te engana cabeça de porongo, alimentos ricos em fibras devem ser bem mastigadinhos, ou seja, as saladas que habitam teu prato na hora do almoço devem ter mais contato com teus muitos dentes...

ehehee! DEIXA DE SER PREGUIÇOSO LEITAO!

Ricardo Leitão said...

É tudo uma questão de engolir!!!
hahahaha
Beijos

Marcelli said...

hahahahahahhahaa (sem mais, né)