Tuesday, March 20, 2007

Vai acabar em pizza!

Quando se diz isso, todo mundo já sabe que é mamata, falcatrua. Na verdade, todo mundo sabe que é pra ser uma piadinha, acho que seria uma metonímia, que é quando a gente troca uma palavra da nossa frase, por outra que se relaciona, e que acaba dando a mesma idéia, só que falando muito menos.

Com o exemplo tudo fica claro:

Mensalão. CPI contra um esquema que envolve quase todos os partidos do país. O negócio começa a crescer, mais gente vai sendo envolvida, a merda é jogada no ventilador, e os partidários de um e de outro lado acabam vendo que, quem sabe não seria melhor a gente esquecer toda essa besteira, e vamos todos confraternizar, e quando a gente vê, ficou todo mundo amigo de novo. Estão lá, no final de semana comendo pizza e bebendo cerveja juntos.

Daí a gente pode encurtar a história, vamos desde o começo:

Mensalão. Pizza!

E tudo aquilo que eu escrevi em várias linhas ali em cima se transformou em duas palavras. E, só com essas duas, todo mundo entendeu até melhor do que antes. Acho que isso que é metonímia. Mas, acho que nós somos pessoas modernas, e não precisamos nos ater a ditados tão batidos, assim, enquadrando-se mais com a realidade a qual estou cercado, até porque tem gente que não gosta de pizza e estaria excluído da confraternização, ao invés de falar que vai acabar em pizza, na próxima vez vou dizer:

Vai acabar em cerveja!

Beijos

1 comment:

Rita Queiroz said...

pizza de cerveja...